Sushi: Makis de atum com abacate e manga #79

sushimaki_atumcommangaeabacate

Ingredientes: (2 rolos, aprox. 15-16 makis)

200 gr. arroz para sushi
2 colh. sopa vinagre de arroz
Sal de mesa q.b.
1,25 x porção de arroz, de água
Atum fresco q.b.
1/3 manga madura
1/3 abacate maduro
2 folhas de Alga Nori para sushi
1 esteira de bambu para sushi
Gengibre fresco q.b.
Wasabi para servir q.b.
Molho de soja para servir q.b.
Sementes de sésamo para servir, q.b.

Confecção:

1. Preparar o arroz: Lavar muito bem o arroz por diversas vezes até a água estar transparente. Escorrer, colocar num tachinho com a água a ferver e levar a lume muito brando 28-30 minutos com a tampa fechada. Retirar, temperar com o vinagre e sal e mexer com uma colher de pau. Transferir para um prato e deixar arrefecer até estar à temperatura ambiente.

2. Numa tábua, descascar o abacate e a manga. Cortar o atum, manga e abacate em lâminas fininhas e reservar num prato.

3. Numa bancada colocar a esteira e sobre ela uma folha de alga. Espalhar irmanemente o arroz, de forma a forrar e cobrir toda a superfície da alga. No centro colocar uma fila de atum, um pouco de wasabi e manga. Com a ajuda da esteira, enrolar, apertando de forma a que o arroz adira bem à alga. Transferir o rolo para uma tábua e cortar com uma boa faca. Repetir o mesmo processo para a outra alga, mas com abacate em vez de manga.

4. Servir os makis com pauzinhos, com uma tacinha de molho de soja, outra de gengibre laminado, sementes de sésamo e wasabi para uma versão mais picante.

sushimaki_atumcommanga eabacatesushimaki_atumcommangaeabacate

Considerações:

* A meu ver, a parte mais difícil quando se prepara sushi é obter o arroz no ponto certo, utilizando o tacho convencional. Para outras formas de preparar o arroz ler aqui, aqui e aqui. Esta é simplesmente, e ao fim de várias vezes preparar o arroz, a forma mais fácil que encontro.

** Tente resistir à tentação de abrir a tampa enquanto o arroz coze, o vapor que se gera enquanto cozinha ajuda em muito para que o arroz fique no ponto.

*** É importante que o arroz fique bem espalhado ao colocar sobre a alga. Se vir que este tem tendência para colar, ajude com uma espátula a percorrer toda a área da alga. Assim será mais fácil de depois obter um sushi com um formato perfeito.

**** Hoje em dia todos os ingredientes para sushi são facilmente encontrados nos supermercados de grande superfície, havendo inclusive kits que trazem tudo pronto a preparar, incluindo a esteira e até os pauzinhos para comer. Se desejar encontrar os ingredientes a um preço mais em conta, proponho uma visita a lojas/supermercados orientais. Em Lisboa, sugiro que procure num dos supermercados chineses no Martim Moniz/ Av. Almirante Reis, onde encontra uma variedade enorme de todo o tipo de produtos para sushi, normalmente mais baratos que nas grandes superfícies.

Fazer sushi é sem dúvida uma aventura que nos permite dar asas à imaginação, e um prato que não só é saudável como apelativo aos olhos. Claro que hoje em dia podemos comprar num take-away próximo de casa, mas não há nada como em boa companhia fazermos as nossas próprias experiências :)

sushimaki_atumcommangaeabacate

3 thoughts on “Sushi: Makis de atum com abacate e manga #79

  1. Ginja diz:

    No sábado fui jantar ao japonês, andava com desejos!
    Adoro sushi e estes makis com manga e abacate ficaram mesmo lindos.
    Curiosamente adoro manga e abacate no sushi, mas quero ver se um dia me aventuro em casa.
    Um beijinho.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s